segunda-feira, 1 de março de 2010

Preconceito, Hipocrisia & Ignorância

PRECONCEITO
Substantivo Masc. Singular
Conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério;que se julga antes de conhecer...


HIPOCRISIA
Substantivo Fem. Singular
A hipocresia é o ato de fingir que se tenha qualidades, idéias ou sentimentos que na realidade não se possui.A provem do Latin hyposrisis e Grego hypokrisis que significam ação de desempenhar um papel.

IGNORÂNCIA
Substantivo Fem. Singular
A ignorância pode ser uma falta de conhecimento, sabedoria e instrução sobre determinado tema, ou mesmo crença em falsidades. Em situação em contrapartida o ignorante estabelece critérios que desclassifiquem o conselho alheio,em prol da sua falta de conhecimento,busca estabelecer ideias falsas sobre si mesmo e o mundo que o cerca de forma errônea,que
desagrade aqueles que o cercam.


"O mundo mudou..." - Galadriel - Senhor dos Anéis (lembro qual dos 3)E como mudou. Mas quem de fato nota isso?
Baseado em uma discussão (amistosa) no Twitter (tenso discutir qualquer coisa com apenas 140 caracteres por postagem) com a dignissima Isadora (Dona do blog "Feito Cães & Gatos" (Recomendo, está linkado ao lado)), criada a partir de um blog que descia a lenha no Marcelo Dourado, participante do BBB, fiz esse post um tanto quanto "SÉRIO".

Primeiro, antes que cheguem aqui com quatrocententeidez pedras nas mãos, vamos deixar uma coisa bem clara: Esse post não é sobre o Big Brother, e mesmo que fosse, atire a primeira dessas pedras o puto que nunca esteve passando de canal e deu uma parada só para dar uma "espiadinha". Não importa o motivo, ou porque as mulheres são gostosas, porque janta enquanto está passando, porque está em algum lugar com a TV ligada, está passando o programa e não tem como mudar de canal, ou qualquer outra merda de motivo. Então lembrem, esse post NÃO é sobre BBB. A discussão originou-se a partir do programa, mas conforme você continuar lendo, vai entender o motivo.

Bom, esses dias, estava em periquitando pelo orkut, quando me deparo com um Retweet da Isa, com o endereço de um blog falando sobre as atitudes de Marcelo Dourado. Dizendo que ele era um ogro, nazista, homofóbico, entre outras coisas.
É aquele negócio, quem nunca em sua inteira vida parou em um bar, sentou com homens e mulheres, pediu a quarta garrafa de cerveja, degustaram um aperitivo, deixando o papo cair para "sexo" e afirmaram: "Tenho amigos gays, conheço vários, não me nego em ter, mas não tenta dar em cima de mim que a coisa fica feia!" ou "Detesto viados e seus derivados!" ou até mesmo "Homem beijando homem é nojento!". Comentários NORMAIS, corriqueiros que fariam até algumas mães felizes para poderem afirmar: "o meu filho é macho" e ainda arrancam algumas risadas. É homofóbico um comentário desses? Então eu pergunto pro homem: "Gosta de ver homem se masturbando?" Eu não! E mulher? "gosta de ver mulher se masturbando?" Acredito que não também, não é? É bem mais excitante quando homem vê a mulher se masturbar e vice-versa, não é? Não deixa de ser um exemplo Hetero, e agora? Ainda continuo sendo homofóbico? É como comentarios mesquinhos do tipo: "Que a Tessália gosta de chupar, nós já sabemos." de revistas por aí. Que homem que não gosta de chupar uma buceta e que mulher que não gosta de chupar um pau? Tá, tem suas exceções. Mas deixem de ser virgens!
Quem nunca apontou o dedo na cara de alguém, e a ameaçou, jogando coisas na cara. É doloroso só de ouvir, quanto mais ser ameaçado. Porquê quando a verdade bate mesmo na cara, dói!

Pois bem. São coisas normais não são? Mas infelizmente, essas são atitudes e frases ditas e feitas pelo Marcelo Dourado, dentro da casa do BBB. A grande pergunta aí é: "Por que repercurtiu tanto?". Por que as pessoas deram tanta importância para essas coisas? Afinal nós não estamos agora em um país onde as diferenças sociais e raciais foram "abolidas"? Mas ele estava em rede nacional. Acredito eu, que por questão de "afinidade" é que as pessoas metem o pau no que um cara desses diz. Mas ninguem hoje em dia, vê o que acontece ao redor. Na mesma semana em que o homem falou tais coisas, teve jogo de futebol, e nas brigas entre as torcidas, não forams só apontamento de dedos ou ameaças. Rolou socos, chutes, pedras cadeiras, machucados, fraturas E MORTE! Mas ninguém hoje em dia dá a minima para isso não é? Afinal, todo jogo de futebol tem algo do tipo, é rotineiro até. Mas um programa, considerado de "fofoqueiro" do qual as pessoas não assistem nada além da pseudo-vida do individuo aprisionado, pessoas que afirmam odiar e não assistir o programa, ESSAS COISAS são muito levadas em conta!

Nessas horas, onde foi parar até mesmo o comentário feminino de: "adoro homem ogro". Pois bem mocinha, fique sabendo que o seu homem ogro é tão machista quanto o Homofóbico aprisionado no programa. Seu homem ogro pode ser até pior! O fato de eu apontar o dedo na sua cara e dizer que te bateria, você sendo homem ou mulher, não significa que eu realmente faria aquilo. Seria uma advertencia? Mas por que alguem fazer esse tipo de coisa na televisão é repulsivo? Eu pelo menos não bato em mulher, porque sei do meu tamanho e da minha força, mas tem algumas mulheres que sabendo disso se aproveitam da situação, não é? Nada safadas! Essas eu comento com alguma amiga minha, afinal, não que eu seja covarde, ao contrario de boatos sobre o Pedro Bial que bateu em sua mulher, eu não bato. Mas mulheres batem em mulheres. E é sempre bom ter umas amigas GRANDES, se é que me entendem.

O preconceito racial ainda não desapareceu, e duvido que desapareça, já virou até crime. Sim, para quem não sabe, você pode ser preso por desacato racial. O racismo é uma das formas mais comuns de preconceito e ainda hoje, as pessoas associam o racismo isso ao nazismo e consequentemente ao simbolo nazista, a suástica.

Simbolo que o apedrejado Dourado tem tetuado aos montes em um saiote de um samurai que está posicionado em suas costas.

Poderia ser qualquer um, poderia sersua maravilhosa mãe com uma suástica em um vaso em casa ou tatuado na coxa cabeluda dela! O grande problema é que as pessoas deixam a ignorância falar mais alto e não procuram saber das coisas (google it). A cruz suástica ou cruz gamada tem vários significados em outras culturas, desde os Alemães até os Budistas.
No Budismo, a suástica foi incorporada em ideogramas chineses, que significam "tudo" ou "eternidade". E ainda marcam as fachadas de muitos templos budistas ou podem ser encontradas no peito de muitas esculturas de Buda. E agora? Vão dizer que o gordinho gente boa era racista? No Japão, a suástica pode ser vista em mapas do metrô de Taipei, e indicam templos e olha só, ficam junto à cruz que indica igrejas cristãs. O mapa deveria pegar fogo né? As suásticas tem diversos significados, e dependem até da posição das quais são desenhadas, tanto os braços no sentido horario/anti-horario quanto a inclinação da cruz inteira. A suástica alemã, utilizada pelos nazistas tinham vários significados, dependendo do fundo da qual eram colocadas, mas seus braços estavam sempre no sentido horario e era inclinada 45º. Mas já pararam para pensar que até mesmo a suástica dos nazistas poderia ter um significado de "igualdade" ou coisa parecida? Afinal, esse geralmente é o significado de cruzes com braços simétricos. Infelizmente as pessoas associaram a imagem com o terror e o facismo desencadeados na época.

Para poder falar mal, todo mundo consegue encontrar o mínimo detalhe e jogar contra uma pessoa. O racismo existe, mas hoje é levado na brincadeira. Por exemplo, uma pessoa (geralmente negros) sai com uma camiseta com os dizeres estampados: "100% negro". É bonito não é? Ele está lá, tendo orgulho de sua raça, de sua cor e tudo mais. Infeliz é o Michael Jackson. Mas se eu saio com uma camiseta escrito: "100% Branco", eu levo tiro não é? Vão me chamar de nazista também! Não tenho nada contra negros, tenho vários amigos negros e gosto de todos eles, mas eu também não posso ter meu orgulho de minha cor?
O governo indiretamente é racista e ninguem fala nada. Dia da consciencia negra? Cota para negros? PRA QUE? onde foi parar a "igualdade"? Não somos todos iguais? ééééé, tá na hora de rever alguns conceitos e feriados!

Pois é, ao invés de olharem o que se passa nos jornais, nas ruas, nas suas casas, as pessoas estão interessadas em julgar e falar mal de apenas MAIS UM programa de Reality show, programa aliás, que se fossem convidadas para tentar ganhar 1 milhão de reais, certeza que iriam! Não estou defendendo o Dourado, isso é trabalho da santissima mãe dele, estou deixando minha opinião sobre a má informação e ignorancia das pessoas em certos assuntos. Afinal de um modo ou de outro, todo mundo é preconceituoso, hipocrita e ignorante, assim como o próprio Marcelo que teve a audácia de dizer que HIV é coisa de gay e que só dava em homossexual. Aí é tenso!

3 comentários:

  1. Tou adorando suas 'leituras intertextuais', como diria meu ex-professor de jornalismo. Vc anda fazendo pontes - ilustradas, inclusive - com a cultura de massa. Eu mto apóio. Ignorante é quem a ignora.

    Bom, mas vamos ao assunto: eu venho de uma terra onde os homens têm uma postura MTO agressiva em relação aos homossexuais. E morrem mais de 100 homo por ano. Mtos são homofóbicos pq não se assumem. Ae sempre sustentei a teoria de que, se o cara tinha essa postura, era tbm viado e não assumia por medo de apanhar/morrer.
    Buut, partindo do princípio de que o sr. é hétero, até onde sei (brincadeirinha, hein?), eu não deixo de te dar razão... enfim,ponto pra vc, grandão!

    Qto à suástica, vc há de convir que NINGUÉM a relaciona à cultura oriental. Senso comum, okay. Mas FATO. E Hitler, em minha humilde opinião, não era um homem de maldade consciente pq ele acreditava plenamente naquilo que pregava. Ou seja, não era mau pq era mau. Era mau por uma causa própria, se é que me entende.

    E não, não sei se Dourado, em oportunidades REAIS, não bateria em Angélica. Whatever, eu deixo a dúvida no ar.
    Nossa, meu coment ficou grande!

    Mas parabéns pelo post, gostei mto.

    Bjo nocê, ogro!

    ResponderExcluir
  2. A verdade é uma só. Eu sou negrinha, se eu vejo um branco com uma suástica tatuada, eu não espero pra questionar se ele é ou não legal, saio de fininho e preservo minha curiosidade e vida, ahhahahahah

    Ahhh

    ''Não tenho nada contra negros, tenho vários amigos negros e gosto de todos eles''

    Acho a coisa mais engraçada do mundo esse tipo de colocação sua, rs. PRA MIM soa tipo, eu dou chance a eles de ter o prazer de conviver comigo, branquinho que sou. Mas é clichê né, quem nunca disse isso, sobre negro, gay, anão, ou qq outro tipo que nós acabamos impondo diferenças.

    Bem legal o post.

    ResponderExcluir
  3. Cara o problema da pessoas é o seu umbigo, todos só se preocupam com ele. Se eles nao se preocupam com o seu umbigo fazem parte uma "massa", sabe o povo, torcidas organizadas, sem terra e etc, eles são a "massa", a partir do momento que vc passa a ser parte da "massa" vc perde sua identidade cerebral e passa a ser um organismo celular da "massa". Ninguem segura a "massa".
    Qual é a maior batalha da vida?
    Não fazer aparte da massa.
    Pq a "massa" é burra e a "massa engorda"

    ResponderExcluir